...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

terça-feira, julho 31, 2007

Mousse de Agrião

Ingredientes:
1 molho de agriões
3 dl de água
1 dente de alho
2 colheres de sopa de gelatina em pó incolor
200 g de queijo mascarpone
2 colheres de sopa de maionese
2 dl de natas
sal e pimenta q.b.
rabanetes a gosto

Modo de Preparação:
Comece por arranjar os agriões, reserve algumas pontas para a decoração e escalde as restantes na agua fervente temperada com o alho esmagado, retire do lume e misture a gelatina. Triture com a varinha-mágica e deixe arrefecer.
De seguida, envolva o queijo e a maionese e junte as natas batidas. Tempere com sal e pimenta e verta o preparado em formas individuais ou grandes conforme o gosto. Mantenha no frio de um dia para o outro mergulhe as formas em água quente. Desenforme as mousses para o prato de servir e decore com milho cozido rabanetes e ramos de agriões a gosto.

BOM APETITE!

segunda-feira, julho 30, 2007

Tarte de Amoras Silvestres

Preparação da Massa Areada:


250 g de farinha


70 g de açúcar


1 ovo


140 g de margarina


Mistura-se num recipiente a farinha com o açúcar colocando a seguir o ovo. De seguida coloca-se a margarina aos bocadinhos para facilitar o amassar da massa. Amassa-se tudo, até ficar uma bola de massa, a qual não se poderá agarrar ás mãos. Deixa-se descansar a massa pelo menos 1 ou 2 horas no recipiente.


Preparação da Tarte:

Massa Areada

2 pacotes de natas

70 g de açúcar


Estende-se a massa areada, preparada anteriormente, na forma de tartes, devendo ser préviamente untada com margarina. Esta deve cobrir integralmente toda a forma, inclusive os rebordos. Depois da massa estar já colocada, pique com um garfo em toda a massa, de forma a que a cobertura posterior agarre á massa. Coloca-se então as amoras até cobrir a forma. Á parte, misturam-se as natas com o açúcar num recipiente, e cobre-se a tarte com o preparado. Nesta altura, já o forno deve estar quente. Por fim, polvilha-se a tarte com canela misturada com açúcar amarelo e leva-se a cozer a uma temperatura de 170ºC. Note-se que, a temperatura poderá variar de forno para forno. Deixa-se estar 45m a 1 hora a cozer, devendo confirmar nesta altura se a massa já se encontra cozida, com aspecto alourado, espetando um palito tanto na massa como também na cobertura. Normalmente a cobertura pode parecer que não está cozida porque apresenta um aspecto mole mas o que acontece realmente, é que ela só fica consistente quando se tira a tarte do forno e se deixa arrefecer, podendo-se, quando esfriar, colocar de seguida no frigorífico.

BOM APETITE!

terça-feira, julho 24, 2007

Aspic de Fiambre com Salada Russa


Ingredientes:

250 g de feijão verde


600 g de cenouras


500 g de batatas


300 g de fiambre


250 g de ervilhas


2 dl de maionese


40 g de gelatina em pó dissolvida em 3 dl de água a ferver


sal e pimenta q.b.


Modo de Preparação:


Limpe o feijão-verde e corte-o em pedacinhos. Descasque as cenouras e as batatas, lave e corte em cubinhos. Passe a forma por água fria. Corte o fiambre em tirinhas e deite-as dentro da forma. De seguida, regue as tirinhas de fiambre com 1,5 dl de gelatina e leve ao frio até solidificar. Leve um tacho ao lume com água temperada de sal, junte-lhe todos os legumes e deixe cozerem durante 15m. Escorra e depois de arrefecerem junte-lhes a maionese e misture tudo. Rectifique de sal, tempere com pimenta e acrescente a restante gelatina. Deite o preparado anterior sobre o fiambre e leve de novo ao frio até solidificar. Para desenformar o Aspic, mergulhe a forma em água quente por breves instantes. Decore a gosto!



BOM APETITE !

domingo, julho 22, 2007

Passeio de Domingo...


Às 6 horas da manhã!

No Casal do Marco há umas silvas cheias de amoras!



Minhas Amigas e Amigos

Gostaram do meu passeio?... deu muito trabalho! mas rendeu muitas amoras!.

BOM DOMINGO!

sexta-feira, julho 20, 2007

Petit Pérolas... de Meloa com Fiambre e Figos


Ingredientes:
uma meloa
um cálice de vinho do porto
5 fatias de fiambre de perú

5 fatias de queijo
um ramo de hortelã

Modo de preparação:

Lave a meloa, abra-a ao meio, limpe-a e retire-lhe a polpa em bolinhas, com a ajuda duma colher própria. Coloque depois as bolinhas de polpa dentro das cascas e regue-as com o vinho do Porto. Acompanhe com rolinhos de fiambre e dentro uma fatia de queijo.



BOM APETITE!



segunda-feira, julho 16, 2007

Feijão Frade Verde


Ingredientes:
500 g de feijão frade verde
Azeite q.b.
4 ovos
5 batatas
3 tomates
1/2 cebola
2 folhas de louro
3 dentes de alho
umas fatias de pão Alentejano


Modo de Preparação:



Fazer um refogado com todos os ingredientes à excepção do pão, coloque água q.b. quando ferver coloque o feijão partido ao meio e deixe cozer mais um bocadinho. Coloque as batatas e deixa-as cozer em lume brando. Por fim coloque os ovos e migue o pão para o fundo de um recepiente.



Deite todo o conteúdo por cima do pão e acompanhe com figos.



BOM APETITE!


quinta-feira, julho 12, 2007

Rolo de Batata com Espinafres e Atum

Ingredientes:
Batatas q.b.
2 colheres de sopa de manteiga

150 g de farinha

Espinafres q.b.
3 latas de atum
2 gemas
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.

Modo de Preparação:

Coza as batatas em água, temperada de sal . Escorra-as e passe-as pelo passe-vite. Misture a manteiga e a farinha, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Depois estenda um pano na bancada e polvilhe-o com farinha. Coloque sobre ele o preparado de batata e espalhe-o até obter um rectângulo. Escalde as folhas de espinafres em água fervente e escorra o atum. Espalhe as folhas sobre a batata de seguida, sobreponha o atum. Com a ajuda do pano,enrole a massa até obter uma torta. E pincele com as gemas batidas,leve ao forno para gratinar.


Acompanhei com rodelas de laranja, maçã reineta cozida e rabanetes e 4 folhas de espinafres para enfeitar.



BOM APETITE!

domingo, julho 08, 2007

Frango com Pimentos acompanhado de um delícioso Aspic de Melão


Ingredientes:
1 frango
5 tomates
1 cebola
4 dentes de alho
4 folhas de louro
2 colheres de açúcar
1 k de pimentos vermelhos
batatas q.b.
azeite q.b.
um ramo de funcho para enfeitar

MODO DE PREPARAÇÃO:
Corte o frango aos pedaços, tempere com sal q.b.. Já tem os pimentos assados, prepara um refogado com os tomates, o azeite, a cebola, os alhos, o louro, seja generosa com o azeite. Coloque o frango, quando estiver mais ao menos a meio de cozer coloque as batatas cortadas ás rodelas. Deixe apurar mais um pouco, sempre em lume brando, quase ao fim, adicione os pimentos e o açúcar que é para cortar o ácido do tomate.

E para sobremesa tenho esta sugestão:


Ingredientes:

Uma embalagem de Gelly-já Alsa de Morango

um Melão

Preparação:

Coloque o melão no frio no dia anterior. Depois corte-o ao meio no sentido longitudinal, retire-lhe as pevides e, com a ajuda de uma colher própria de fazer bolinhas, retire as bolinhas de melão de modo a manter a casca inteira. Coloque as bolinhas de melão num coador e leve ao frio. Coloque a casca voltada em cima de um pano e leve ao frio. Prepare o Gelly-já Alsa de Morango como indica a embalagem e deixe arrefecer um pouco. Coloque as bolinhas de melão dentro das cascas e encha com o Gelly-já Alsa de Morango. Leve ao frio para solidificar. Corte 4 grossas fatias e sirva decorado com hortelã fresca.

E TENHA UM BOM APETITE!

segunda-feira, julho 02, 2007

Almoço em Panela de Barro Feito no Lume


Ingredientes:

1 couve lombarda q.b.

um punhado de favas

3 cenouras

4 batatas

1 chouriço alentejano

1 farinheira

Borrego q.b.

Carne de Vaca q.b.(tudo a gosto)

Toucinho q. b.


umas fatias de pão alentejano

1 cebola

PREPARAÇÃO:

coloque a panela ao lume (na lenha) com as carnes e deixe-as a cozer bastante tempo, quando estas já estiverem cozidas, adicione os outros ingredientes (legumes). Quanto mais misturas forem melhor sabe ao paladar!

Deixe de novo a cozer lentamente, depois de tudo estar cozido, coloque numa saladeira grande e /ou naqueles pratos típicos de barro, as fatias de pão e deite todo o conduto por cima e coloque as carnes num outro prato!

Enfeite com um raminho de hortelã! e já está!

Tenha um BOM APETITE !