...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

quinta-feira, agosto 30, 2007

Bolo de Maracujá

Ingredientes:
2 chavenas de farinha

2 chavenas de açúcar

1 chavena de polpa concentrada de maracujá sem sementes

4 colheres de margarina derretida

1 colher de sopa de fermento5 ovos

Modo de Preparação:
Bater o açúcar com a manteiga e as gemas, até formar um creme esbranquiçado. Misture alternadamente a farinha com o fermento,e o suco de maracujá. Por fim, misture as claras batidas em castelo. Misture novamente, leve ao forno em forma untada com margarina e polvilhada com farinha, a 180 graus mais ou menos 45 minutos. Fazer o teste do palito. Depois de cozido cubra com uma chávena de polpa de maracujá natural. Misture o maracujá com uma chávena de açúcar, e leva ao lume quando ferver, retire e faça furinhos no bolo com um palito e deite por cima a calda. A decoração é a gosto!



BOM APETITE!

terça-feira, agosto 28, 2007

Courgettes com Lentilhas


Ingredientes:

salsichas frescas
2 Courgettes
250 g de lentilhas descascadas
1 cebola grande
4 dentes de alho
ervas aromáticas a gosto
sal q. b.
pimenta q. b.
um ramo de aipo para enfeitar

Modo de Preparação:
Corte a courgette ás rodelas e coloque dentro de um tabuleiro e tempere de sal. Seguidamente, adicione as lentilhas por cima.
Disponha as salsichas frescas no tabuleiro. À parte faça um refogado com o azeite, a cebola, os alhos e deite por cima do preparado inicial. Adicione as ervas aromáticas, a pimenta e um pouco de ketchup. Leve ao forno a gratinar e para enfeitar coloque um ramo de aipo.


BOM APETITE!

domingo, agosto 26, 2007

Empadão de Beringela com Bechamel

Ingredientes:
750 g de carne picada

6 beringelas
3 tomates maduros
1 cebola 2 dentes de alho
1 dl de azeite
1 colher de sopa de orégãos
sal e pimenta q. b. azeite para untar.

Para o Bechamel:
1 l de leite quente
70 g de margarina
150 g de farinha
1 pitada de noz-moscada sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação:

Ligue o forno a 180 graus e barre ligeiramente o tabuleiro do forno com azeite. Lave as beringelas, rejeite-lhes o pé, corte-as em fatias grossas, espalhe-as em cima do tabuleiro e leve ao forno, virando de vez em quando, até ficarem secas. Retire e deixe arrefecer. Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Junte a carne, mexa bem até ficar bem solta, adicione os tomates picados sem a pele, tempere de sal e pimenta, junte os orégãos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até a carne ficar seca. Prepare o bechamel:Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, junte a farinha e mexa bem sem tirar do lume. Adicione o leite aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso, tempere de sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada. Barre um tabuleiro com azeite e disponha-lhe camadas alternadas de beringela e carne, sendo que a última camada deve ser de beringela. Cubra com o bechamel e leve ao forno durante 20 minutos.
BOM APETITE!

sexta-feira, agosto 24, 2007

Fondeu


Ingredientes:
5oo gr. de Picanha
500 gr. de perú
5oo gr. de carne de vaca
5oo gr. de carne de porco
Sal e Hiervas
8 Folhas de Louro
e muita variedade de fruta
(Ananás ou Abacaxi, maçã, laranja, pêra, Kiwi, manga e melão)
molhos para a carne a gosto .

Modo de preparação:
Tempere a carne (aos cubos) com sal e ervas e as folhas de louro partidas aos pedacinhos sobre a carne disposta num tabuleiro. Descasque e corte a fruta às fatias e disponha sobre uma travessa.
Disponha de molhos para a carne a gosto. Eu usei um muito fácil de preparar (Maionese+ketchup+ Mostarda= excelente!) e pode usar o molho de whisky cocktail.






Entretanto, corte a banana pão às fatias e frite-as, ao mesmo tempo pode ir aquecendo o óleo na frigideira própria do fondeu. Quando o óleo estiver bem quente coloque a frigideira sobre o suporte sem esquecer da lâmparina já acesa por baixo e é só começar a fritar a carne acompanhando com a fruta fresca!






BOM APETITE!

quinta-feira, agosto 23, 2007

Tarte Moranguito

Esta delícia também foi feita pelo meu filhote!

Ingredientes ( para a massa):
300 gr. de farinha
75gr. de açúcar
1 ovo
150 gr.de manteiga

Disponha num recipiente a farinha, o açúcar, a manteiga e os ovos e envolver todos os ingredientes, até obter uma massa consistente que não pegue às mãos. Caso isso aconteça, vá adicionando farinha aos pouquinhos para não pegar.
Depois, deixe a massa descansar pelo menos 2 horas!

Após as duas horas estenda a massa na tarteira, préviamente untada com um pouquinho de margarina e pique com um garfo.

Ingredientes (para o recheio):
700 gr. de Morangos ( reserve um pouco para o batido)
1 pacote e meio de natas
3 a 4 colheres de compota de morango
1 Iogurte de pedaços de morango
Açúcar q.b.

Modo de Preparação:
Enquanto a massa estiver a descansar, prepare os morangos, corte-os aos pedacinhos pequeninos. À parte, num recipiente alto coloque as natas, uns pedaços de morango ( de reserva), a compota, o iogurte e o açúcar e misture tudo com a varinha mágica até obter um batido.
Seguidamente, disponha os pedacinhos de morango sobre a massa e adicione o preparado anterior por cima, com a ajuda de uma colher. Leve ao forno em lume médio aproximadamente 45 minutos.

BOM APETITE!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Corrente da Amizade


A Paula do blog As receitas da Inha convidou-me a participar na corrente da amizade entre blogueiras que funciona da seguinte forma:cada pessoa escolhida indica mais dez com o objectivo de agradecer a gentileza que tiveram de compartilhar connosco as suas artes, pensamentos e um pouco da sua vida. Depois de escolhidas as participantes, devemos fazer uma visitinha ao blog de cada uma e deixar um comentário avisando da corrente. passo esta corrente a:
Carla
Cláudia
CláudiaA
Joaninha
Geórgia

Nani
Conceição
Célia
Marizé
Turboleta

domingo, agosto 19, 2007

Bábá de Fruta

Ingredientes:
3 ovos
100 g de açúcar
80 g de farinha
1 colher de café de fermento em pó
30 g de chocolate em pó
fruta variada a gosto
calda 3 dl de água
150 g de açúcar
1 casca de limão e um pau de canela



Modo de Preparação:
Bata bem os ovos com o açúcar. Á parte, junte a farinha com o fermento e o chocolate em pó, juntando depois ao preparado inicial com a ajuda de uma vara de arames. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forminha pequena com buraco e verta dentro a massa até atigir 2/3 da altura. Leve a cozer cerca de 20 minutos a 180 graus. Deixe arrefecer. Para a calda, coloque um tacho ao lume com a água , o açúcar , a casca do limão e o pau de canela.Deixe ferver por sete minutos, retire do lume e deixe arrefecer.

Corte a fruta aos pedaços pequenos e desponha parte dela no interior do bábá. A que sobrar, espalhe pelo prato de servir. Regue com a calda e sirva fresco.


BOM APETITE!

quarta-feira, agosto 15, 2007

Grande Pescaria do Meu Filho!


Minhas amigas e Amigos!
Aqui fica a pescaria que o meu filho apanhou esta noite!... boa! não é verdade? ...quantas das minhas amigas não davam qualquer coisinha para terem um filho pescador! pelo menos não compro peixe a não ser sardinhas! pois, isso ele não apanha!... estas são umas boas corvinas! o rapaz gosta muito disto, além de ser um bom menino, ainda trás bom peixinho para a mãe!

E para complementar aqui fica uma Massinha de Peixe feita por ele!

Massa de Peixe:


Ingredientes (8 pessoas):
1 corvina grande (+/- 2kg)
1 pacote de massa cotovelinho 500gr.

uns pedacinhos de pimento vermelho
3 Tomates maduros

polpa de tomate

1 cebola grande

5 dentes de alho
3 folhas de Louro
1 pacote de delícias do mar
Camarão q.b.
Miolo de camarão q.b
1 malagueta

Azeite q.b
1 molho de coentros frescos

Modo de Preparação:

Fazer um refogado com o azeite, a cebola picada, o alho picado, as folhas de louro, o tomate aos pedacinhos, a polpa de tomate, os pedacinhos de pimento e a malagueta.


Não meter muito pimento (o pimento é muito activo), basta 5 ou 6 tirinhas. Depois do refogado apurar, acrescentar água suficiente para poder cozer o peixe. A água deve ser colocada de acordo com o tamanho da panela (pelo menos até meio, e a panela deverá ser larga).
Depois de colocada a água deixar ferver e após isso, passar tudo com a varinha mágica (tiram-se as folhas de louro). O objectivo é conseguir um caldo, o qual nunca deve ser muito grosso (pois se o for, a corvina e/ou a massa a cozer, queimam e agarram-se ao fundo). Caso o caldo obtido esteja algo grosso acrescentar mais água.
Colocar de seguida as postas de corvina a cozer neste preparado (+/- 15 minutos). O lume nunca pode ser forte. Deverá ser sempre em toda a confecção, médio ou baixo. Tirar a corvina, a cabeça fica à parte num prato para depois meter na mesa. O resto é desfiado, tentando tirar todas as espinhas e pele.
Depois de desfiado o peixe, este aguarda até final. Acrescentar mais um pouco de água no caldo e meter agora a massa a cozer (+/- 10 minutos). Antes da massa estar completamente cozida, acrescentar camarão com casca, miolo de camarão e pedaços de delícias do mar.


Assim que a massa estiver cozida, desligar o lume e imediatamente acrescentar o peixe desfiado e os coentros bem picadinhos. Mexer levemente com uma colher grande (para não "partir" muito o peixe). Deixar a apurar na panela 10 minutos para o peixe ganhar mais gosto na massa e no caldo.
P.S.: Acompanhar com um bom vinho branco ou verde bem fresquinho!

BOM APETITE!

segunda-feira, agosto 13, 2007

Moules salteados na Broa


Ingredientes:
30o gr. de miolo limpo (mexilhões/moules)
150 gr. de miolo de broa de milho amarelo
1 cebola
2 dentes de alho
1 alho francês
1 dl de azeite
sumo de 1 limão
salsa picada a gosto
sal e pimenta q.b.




Modo de Preparação:


Descasque a cebola e os alhos, corte a parte verde ao alho francês, limpe a parte branca, lave-a e juntamente com a cebola e os alhos corte até ficar bem fino.


Deite os legumes picados para uma frigideira, junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar uma mistura macia. Junte o miolo de mexilhão, misture bem, tempere de sal e pimenta, adicione a salsa e o miolo de broa esfarelado e misture bem. Deite para um recipiente que possa ir ao forno, regue com o sumo do limão e leve ao forno durante 5 minutos.

Retire e sirva decorado a gosto.

BOM APETITE!

quinta-feira, agosto 09, 2007

Espetinhos de Meloa e Queijinhos Frescos


Ingredientes:

1 meloa pequena
8 figos roxos
uma embalagem de queijinhos frescos matinal

Modo de Preparação:

Descasque o meloa, limpe as pevides e corte a polpa em cubos. Lave os ficos e corte-os em gomos. Coloque em pequenos espetos os queijinhos frescos matinal alternando com os figos e a meloa. Leve ao frio.



BOM APETITE!

terça-feira, agosto 07, 2007

Trouxas de Bacalhau com Grão de Bico

Ingredientes:
600 g de bacalhau demolhado
2 cebolas
8 folhas grandes de couve portuguesa
1 alho francês
4 dentes de alho
2 cenouras médias
50 g de azeitona preta laminada
400 g de grão cozido
azeite q. b.
sal e pimenta q. b.


Modo de Preparação:
Coloque o bacalhau a cozer em água abundante com uma cebola cortada ao meio. Retire o bacalhau, reservando-o e na mesma água coza as couves e escalde as folhas de alho francês. Lasque o bacalhau, eliminando-lhe completamente a pele e espinhas. Lamine os alhos, corte a restante cebola em meias-luas finas e rale as cenouras.
Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite, aloure o alho, a cenoura e a cebola e tempere com sal e pimenta. seguidamente, adicione as azeitonas, o grão escorrido e o bacalhau. Rectifique os temperos e reserve.

Estenda uma folha de couve sobre uma superficie, corte a parte mais rija do talo e recheie com o preparado de bacalhau.Feche, formando uma trouxa e prenda com uma tira de alho francês. Repita a operação até finalizar os ingredientes e sirva.

BOM APETITE!

domingo, agosto 05, 2007

Bolo de Pevides de Abóbora


Ingredientes:

250 g de manteiga

300 g de açúcar

5 ovos

300 g de farinha

raspa de um limão

1 colher de chá de fermento em pó

150 g de cenoura ralada

50 g de pevides de abóbora

30 g de amêndoa laminada

açúcar em pó para polvilhar

3 physalis para enfeitar

Modo de Preparação:
Amasse bem a manteiga com o açúcar.Junte depois os ovos e a raspa do limão.Á parte, peneire a farinha com o fermento. Envolva-os no preparado anterior, assim como os restantes ingredientes. Ligue tudo muito bem. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de chaminé, deite dentro da massa no final 3 colheres de vinho do Porto. Leve a cozer a 180 graus dependendo do forno por 45 minutos. Retire o bolo e deixe-o arrefecer.

Sirva -o polvilhado com açúcar em pó.

sexta-feira, agosto 03, 2007

Tomates recheados sobre a Courgette





Ingredientes:




500 gr. de Carne picada




1 courgette grande




2 tomates grandes e maduros




1 cebola média




1/2 pimento vermelho




1 folha de Louro




3 dentes de alho




pimenta preta moída na hora




Sal




ervas aromáticas (tomilho, oregãos e outras)




vinho branco q.b




Azeite q.b




1 limão




Margarina q.b




Modo de Preparação:


Inicialmente lave a courgette e disponha às rodelas sobre um tabuleiro de ir ao forno. regue-as com sumo de limão e tempere de sal. Leve -as ao forno de imediato.




Entretanto, lave muito bem os tomates e com a ajuda de uma colher tire a polpa do tomate, tal e qual como está na imagem acima . Faça um refogado com a cebola bem picadinha, os alhos, o pimento vermelho e a folha de louro com uma pinguinha de azeite. seguidamente, aloure a carne nesse refogado . Adicione um pouco de vinho branco para dar gosto, assim como a pimenta preta e ervas aromáticas e deixe apurar.




Por fim, coloque o recheio dentro dos tomates e leve-os ao forno sobre a courgette préviamente aloirada.








BOM APETITE!