...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

CARIL DE SALSICHAS


Ingredientes:

800 g de salsichas 1 cebola 1 dl de

azeite 1 colher de sopa de caril em pó

1 colher de chá de açafrão 2 maçãs 1 dl

de vinho branco 2dl de leite de coco

1 colher de sopa de sumo de limão sal

250 g de arroz 1 ramo de hortelã

2 dentes de alho 6 dl de água

pimenta q. b. 1 coentros frescos

Modo de Preparação:

Coza o arroz na água quente juntamente com os alhos inteiros e os coentros. Tempere com sal e deixe cozinhar durante cerca de 12 minutos, em lume brando e com o tacho tapado. Reserve. Entretanto, leve o azeite ao lume e junteo caril, o açafrão e a cebola picada. Depois de refogar ligeiramente, adicione as salsichas e as maçãs cortadas aos cubos. Refogue mais um pouco e regue com o vinho, deixando estufar por cinco minutos. Adicione o leite de coco, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais três minutos ou até o molho ficar cremoso. Regue com o limão e junte a hortelã. Sirva as salsichas com o arroz à parte decorado com um raminho de coentros.


BOM APETITE!


terça-feira, fevereiro 26, 2008

BOLO DE CENOURA


Ingredientes:

200 g de farinha 180 g de açúcar 3

cenouras médias 4 ovos 2 dl óleo 2

colheres de café de fermento em pó

manteiga para untar farinha para polvilhar

PARA A CALDA:

2, 5 dl de leite 2 colheres de sopa de

chocolate em pó 3 colheres de sopa de

açúcar 1 colher de sopa de manteiga

PARA A COBERTURA:

150 g de chocolate em barra 0,5 de leite

Modo de Preparação:

Descasque as cenouras, corte-as, em pedaços pequenos e deite para um liquificador. Junte o óleo, ligue a máquinae deixe bater até ficar em creme. Adicione então os ovos e bata novamente até ficar um creme volumoso. Numa taça misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó, junte a mistura anterior e mexa bem. Unte uma forma redonda com manteiga, e polvilhe com farinha, vertata-lhe o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 20 minutos. Prepare a calda:Deite o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga para um tacho, misture , leve ao lume, mexa e deixe aquecer. Retire o bolo do forno, pique-o várias vezes por cima com um garfo, regue-o com a calda ainda quente e leve ao forno mais 10 minutos. Depois espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno e deixe arrefecer. A cobertura . Deite o leite e o chocolate partido em pedaços para um tacho e leve ao lume mexendo sempre até derreter. Depois desenforme o bolo, regue com o chocolate, espalhe e sirva decorado a gosto. Eu coloquei fissalis.

BOM APETITE!

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

UM SELO CHEIO DE SABOR

Este selo foi criado pela própria Edinha, do blog. O Prazer dos Sabores e segundo a própria Edinha, irá oferecê-lo aos blogs que considera excepcionais e que lhe agradem segundo: Qualidade das Receitas Apresentação gráfica Gosto pessoal.Querida Edinha obrigada por este mimo tão importante para mim.

domingo, fevereiro 24, 2008

TERRINA DE BACALHAU


Ingredientes:

2 postas de bacalhau 1 cebola 1 dl de

azeite 1 pimento vermelho 4 dentes de

alho 1 ramo de salsa 2 folhas de louro

800 g de batatas 4 ovos 2 colheres de

sopa de manteiga 50 g de pão ralado

sal e pimenta salsa para decorar.

Modo de Preparação:

Pique a cebola, os alhos, o pimento, e a salsa e refogue no azeite. Entretanto, coza o bacalhau em água fervente, temperado com as folhas de louro, por cinco minutos. Deixe arrefecer dentro da água.Limpe o bacalhau de pele e de espinhas, e junte ao refogado. Envolva bem e reserve. Coza as batatas com a pele em água temperada com sal durante cerca de 35 minutos. Pele as batatas e reduza-as a puré. Junte as gemas e misture bem. Envolva no refogado e adicione cerca de 2 dl da água da cozedura do bacalhau. Mexa bem os ingredientes.Bata as claras em castelo e adicione ao preparado anterior. Tempere com sal e pimenta, e por fim transfira tudo para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com pão ralado. Leve ao forno por 35 minutos a 190 graus. Decore com um raminho de salsa.

BOM APETITE!



sábado, fevereiro 23, 2008

OBRIGADA DANI

Elegeu o Fiel ao Tacho com mais um selinho. Este blog. não me sai sai da cabeça. Meu coração não vai aguentar tantos mimos.Isso quer dizer que o blog. é do tipo que apesar da sua vida corrida, com milhões de relatórios para entregar, clientes para recepcionar, patrão te enchendo a paciência, você não pode deixar de dar uma espreitadela para conferir as novidades. É aquele blog que você lê todo o santo dia, mesmo que não haja novidades.Aquele tipo que no trabalho, ou numa caminhada, ou num churrasco entre amigos, você não vêm a hora de aceder á Internet para dar uma olhadinha.Enfim. para resumir...é aquele blog. que não te sai da cabeça.A parte mais dificil é presentiar os autores dos blog que eu visito. Por esta rasão este prémio vai dedicado a todos os blogos que eu visito sempre que posso e amo de coração.

ESTE É O HOMEM DA HORTA


ESTE TAMBÉM É UM ALENTEJANO:

Como não podia deixar de ser é meu irmão, e cultiva 6 hortas como as minhas amigas estão a ver não preciso comprar muita hortaliça tenho até de sobra, também gosta muito de plantas assim como a mana, tem uma horta só de plantas fantástico para um homem de 70 anos. um beijinho mano por tudo o que tens feito por mim.Que Deus te mantenha cá por muito tempo assim não me vai faltar nada de hortaliças.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

BOLO DE KIWIS


Ingredientes:

6 ovos 400 g de farinha 300 g de

açúcar 1 dl de óleo misturado com

azeite 1 colher de sopa de fermento

em pó 1 chávena de kiwis com 1 dl

pode ser mais um pouco

Modo de Preparação:

Descasque os kiwis e reduza a puré. Reserve. Bater muito bem os ovos com o açúcar, até não sentir o grão, juntar o puré dos kiwis, o óleo, a farinha peneirada com o fermento. Bater até obter uma massa bem homogénia. Deitar para uma forma bem untada com manteiga e polvilhda com farinha, levar ao forno cerca de 50 minutos a 180 graus. Desenformar e deixar arrefecer, a decoração é a gosto, eu decorei com kiwis tinha muitos.


BOM APETITE!


terça-feira, fevereiro 19, 2008

DOURADAS COM MAÇÃS E LEGUMES


Ingredientes:

1 kg de douradas 1 dl de azeite 3 colheres

de sopa de açúcar 2 estrelas de anis 4

maçãs 300 g de cenouras pimenta q. b.

250 g de brócolos sal q. b.

Modo de Preparação:

Arranje as douradas, coloque-as num tabuleiro, regue com metade do azeite, tempere com sal, pimenta, e o anis estrelado, reserve. Corte as maçãs em rodelas, disponha-as noutro tabuleiro e polvilhe com o açúcar, sal e pimenta. Regue com o azeite restante e leve a meio do forno. a 180 graus. por cinco minutos, assim como o peixe durante 15 minutos. Corte os legumes e coza,separadamente, em água com sal e pimenta. Escorra-os e reserve. Retire o peixe do forno. Sirva com as maçãs e os legumes.

BOM APETITE!


É UM BLOG MUITO BOM SIM SENHORA

Obrigada pelo vosso Carinho:
Recebi da Isabel da Filipa e da Edinha a indicação que o Fiel ao Tacho é um blog.bom. Fiquei muito contente, hoje a minha cozinha está em festa. Quero agradecer ás amigas que me deram o prémio e a todas as pessoas em geral que passam no meu cantinho, e me têm ajudado a levar a minha vida em frente, o meu muito obrigado.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Rolinhos de Couve Recheados Com Arroz



Ingredientes:

250 g de arroz cozido 250 g de figados

de frango 12 folhas de couve lombarda 2

colheres de sopa de azeite 0, 5 dl de

vinho do Porto 5 colheres de sopa de

natas manteiga para untar sal q. b.

Modo de Preparação:

Coza as folhas de couve em água temperada com sal durante 3 minutos.Corte os figados em pequenos pedaços e frite-os no azeite.Escorra as folhasde couve, estenda-as bem e divida o arroz e os figados fritos por cima.
Feche cada folha fazendo pequenos embrulhos, disponha-os num tabuleiro de ir ao forno untado com manteiga leve a cozer mais 10 minutos, a 200 graus.Junte as natas e o vinho do Porto à frigideira onde fritou os figados, leve ao lume e deixe engrossar. Sirva os rolinhos de couve com o molho por cima ou á parte.



BOM APETITE!



sábado, fevereiro 16, 2008

Conserva de Tomate do Antigamente

Ingredientes:

Tomate sal e muito sol


Modo de Prepararção:

Como fazer cortar o tomate, ao meio e deitar bastante sal colocar em cima duma tábua levar ao sol 3 a 4 dias seguidos, depois moer nesta maquineta de antigamente onde passava a carne para fazer a sopa dos meus filhos quando eram bébés e guardo como recordação só serve mesmo para fazer este tomate, depois de moidos colocar em frascos deitar um pouco de azeite por cima para conservar e fechar bem aguenta de um ano para o outro quando utelizar na comida contar que o tomate tem bastante sal. Isto foi feito no Verão.

BOM APETITE!


quinta-feira, fevereiro 14, 2008

POLVO DA RISONHA




PREPARAÇÃO:

Num tacho colocar 3 ou 4 dentes de alho picados, uma folha de louro, e cobrir o fundo do tacho com óleo, levando a aquecer até o alho alourar. Colocar os polvos no tacho ( que devem ser polvos pequenos) e manter o lume forte, tapando o tacho, de modo a que os polvos libertem bastante água. Quando os polvos tiverem libertado bastante liquido baixar o lume e deixar fritar lentamente, vigiando e virando os polvos de vez em quando para que não queimem, se achar que está a ficar com pouco liquido pode sempre juntar-se um pouco de vinho branco. Não é necessário sal, o polvo já é salgado por natureza e cozinhado desta forma mantém todo o seu sabor. Quando muito pode deitar uma pitada de pimenta preta ou piri-piri.Depois dos polvos fritos e tenros aqui o meu truque é esse bocadinho de cortiça virgem para que os ditos cujos fiquem muito maciozinhos. Servir com arroz branco. Obrigada minha linda Risonha foi os melhores polvos que comi até hoje.


BOM APETITE!


terça-feira, fevereiro 12, 2008

LARANJINHAS


Ingredientes:

1 kg de cenouras casca de uma laranja

(só o vidrado) Açúcar sumo de 1 laranja

1 pau de canela forminhas de papel.

Modo de Preparação:

Descasque as cenouras e coza juntamente com o pau de canela e a casca de laranja.Depois de cozidas, descarte a casca de laranja e o pau de canela e escorra as cenouras num pano de cozinha de modo a ficarem bem enxutas. Pese as cenouras, reduza-as a puré e leve novamente ao lume com o mesmo peso de açúcar eu coloquei um pouco menos.Deixa-se ferver durante algum tempo, juntando o sumo de laranja. Vá mexendo até que comece a ficar consistente de modo a serem feitas as bolinhas. Retire do lume e deixe arrefecer. Molde bolinhas e passe em açúcar pilé . Coloque em forminhas. Eu também coloquei uns pézinhos de folhas de laranjeira nas bolinhas.Tive que fazer isto no mesmo dia tinha que decorar o bolo de cenoura minhas amigas que maravilha para quem é muito gulosa.Tirei aqui obrigada amiga pela delicia.Experiências na cozinha.

BOM APETITE!


BOLO DE CENOURA



Bolo de Cenoura da minha amiga Miss Slim obrigada uma verdadeira delicia.

Ingredientes:
5 cenouras médias 5 ovos 1/2 chavena de
óleo 2 chávenas bem cheias de farinha 2
chávenas rasas de açúcar, eu também
usei frutose e coloquei até ficar doce 1
colher de sopa de fermento em pó.
Modo de Preparação:
Escolha cenouras muito tenras. Descasqu-as, lave-as, e depois de escorridas. Eu ralei as cenouras. ao polme resultante, junte os ovos, um de cada vez.Adicione também o óleo e bata muito bem. À parte, misture a farinha com o açúcar e o fermento. Junte esta mistura de elementos secos ao outro preparado.Bata muito bem até a massa formar bolhinhas. Coloque a massa dentro de uma forma untada e polvilhada. Leve a cozer em forno pré-aquecido durante cerca de 40 minutos.
Este bolo é muito bom com esta cobertura
( Molho de Chocolate)
100 g de chocolate em pó 3 gemas 3
colheres de sopa de açúcar, eu usei
frutose até ficar doce 3 colheres de
sopa de margarina à temperatura
ambiente eu usei Becel de Cozinha.
Misture todos os ingredientes e leve ao lume até todos os elementos estarem bem ligados. Cubra enquanto o bolo ainda está bem quente. Este bolo combina mesmo com este molho de chocolate. Para decorar fiz estas laranjinhas de cenoura.

BOM APETITE!

domingo, fevereiro 10, 2008

Peixe Assado no Forno


Ingredientes:

2 peixes 2 batatas grandes 1 cebola grande

8 dentes de alho azeite q. b. vinagre q. b.

salsa picada q. b. um raminho para decorar.

Modo de Preparação:

Estes peixinhos foi o meu filho que apanhou é da familias das choupas.Abra os peixes, limpe-os e tempere com sal.Entretanto, coloque-os num recipiente de forno, regando-os com um fio de azeite e uns salpicos de água. Leve a assar no forno a 190 graus. Entretanto , descasque e corte as batatas, e a cebola, ás rodelas, finas, e leve a fritar em azeite, juntamente com metade dos dentes de alho. Junte os restantes dentes de alho laminados e salsa picada ao restante azeite da fritura das batatas e regue, com este molho, os peixes, e as batatas e as cebolas, dispostas numa travessa.

BOM APETITE!


sexta-feira, fevereiro 08, 2008

BOLO CREMOSO DA BELINHA



Ingredientes:

Para a massa, 6 ovos , 200 g de açúcar, raspa

de 1/2 limão, raspa de 1/2 laranja, 200 g de

farinha, 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de Preparão:

Bater bem os ovos com o açúcar, juntar as raspas. Bater até formar uma massa homogénea. Peneira-se a farinha com o fermento e junta-se á massa. Coloca numa forma untada e leva ao forno a 170 graus mais ou menos 25 minutos.

Regeio e Cobertura:

7 dl de leite eu coloquei 5 dl de leite, 1 lata de leite condensado, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha maezena 4 gemas e 1 pau de canela.Num tacho juntar os ingredientes todos levar ao lume até engrossar. Depois é só cortar o bolo ao meio e rechear, mete-se a parte de cima e cobrir. Decorar com amêndoa.Eu também coloquei umas cerejas.Tirei aqui uma maravilha.


BOM APETITE!


quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Bacalhau Maravilha


Ingredientes:

500 g de bacalhau demolhado e desfiado

1 cebola 4 dentes de alho 1 dl de azeite 2

tomates 2 dl de natas e sal 2 ovos 1 ramo

de salsa 500 g de arroz cozido pimenta q. b.

Modo de Preparação:

Refogue a cebola e os dentes de alho picados no azeite . De seguida, envolva o tomate limpo de pele e sementes cortado aos pedaços. Quando o tomate ficar macio, junte o bacalhau .Regue com as natas e tempere com sal, pimenta e a salsa picada. Cozinhe por três minutos mais ou menos e, já fora do lume, envolva as gemas . Deite o arroz num tabuleiro de forno e, sobre ele disponha o preparado do bacalhau. Cubra com as claras previamente batidas em castelo e leve ao forno por 25 minutos, a 190 graus.


BOM APETITE!

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Porco Saltiado Com Ananás

Ingredientes:

1 k g de carne de porco limpa 1 lata de

ananás 2 colheres de sopa de óleo 2

colheres de vinagre 1 colher de sopa

de açúcar amarelo 2 colheres de sopa

de molho de soja 1 colher de sopa de

farinha maisena 1 colher de chá de

gengibre fresco ralado sal q. b.

pimenta q. b. e umas tiras de pimento.

Modo de Preparação:

Corte a carne em tirinhas eu pedi no talho, deite para uma tigela, junte o açúcar, o gengibre, o molho de soja, e o vinagre, misture bem e deixe marinar durante umas 2 horas. Escorra o ananás e reserve a calda e corte-o em pedacinhos.Leve ao lume uma frigideira com o óleo, deixe aquecer bem, junte a carne com o molho e o ananás e deixe cozinhar durante 3 minutos, mexendo de vez em quando. Dissolva a farinha maisena na calda do ananás, junte à carne, tempere ligeiramente de sal, misture bem e deixe cozinhar até ficar um molho grosso.Sirva decorado a gosto,eu por exemplo coloquei umas tirinhas de pimento e salsa picada.


BOMAPETITE!