...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

segunda-feira, abril 26, 2010

ROLO DE CARNE DE PERU


Ingredientes:

600 g de carne de peru picada

2 cenouras, 1 alho-francês

4 dentes de alho, 2 chalotas

1 ovo pimenta q. b. 1 cebola

2 dl de vinho branco azeite

para untar papel de alumínio

Modo de Preparação:

Descasque as cenouras e corte-as em quatro partes no sentido longitudinal. Coza-as em água a ferver, juntamente com o alho-francês inteiro durante cerca de 3 minutos.

Pique metade dos alhos e as chalotas e junte-lhes a carne picada. Acrescente o ovo inteiro e um pouco de pimenta moída e amasse bem.

Disponha uma folha de alumínio sobre a bancada da cozinha e unte-a com azeite. Espalhe o preparado de carne sobre o papel, formando um rectângulo ( deixe ficar uma margem no papel com cerca de 3 dedos de largura).Aqueça o forno a 190 graus.

Disponha o alho-francês sobre a carne e também as cenouras ( no sentido do comprimento) e enrole, servindo-se do papel de alumínio como auxílio. Aperte as pontas do rolo e disponha-o num tabuleiro de forno.

Leve o rolo ao forno durante cerca de 15 minutos, depois retire-lhe o papel e regue-o com o vinho branco. Junte também a cebola picada e os restantes dentes de alho picados e leve novamente ao forno por mais cerca de 30 minutos.

Retire o rolo do forno, rejeite-lhe o papel de aluminio e o alho e a cebola e corte o rolo em fatias. Sirva juntamente com uma salada fresca e puré de batata.


BOM APETITE!


terça-feira, abril 20, 2010

FARÓFIAS


Ingredientes:

150 g de açúcar
5 dl de leite 1 casca de limão
5 ovos
1 colher (de sobremesa)
de maisena canela em pó q. b

Modo de Preparação:

Junte o açúcar com o leite e a casca de limão. Leve ao lume até ferver. Entretanto, levante as claras em castelo e junte colheradas das mesmas, ao leite quente, que agora deve estar em lume brando. Vire depois as farófias, com o auxílio de uma escumadeira e deixe cozer. Retire-as e coloque-as sobre um pano de cozinha.

Retire então o leite do lume e coe-o por um passador de rede. À parte, misture as gemas com a maisena e verta sobre estas, o leite quente, em fio e mexendo sempre. Leve a lume brando sem parar de mexer, até engrossar. Por fim, coloque as farófias num recipiente, regue com o molho e polvilhe com canela. Sirva-as frescas.
AS MINHAS FARÓFIAS VÃO A COZER NO FORNO
7 MINUTOS


domingo, abril 18, 2010

TARTE DE AMORAS SILVESTRES


Ingredientes:

Para a Massa:

2 chávenas de farinha 1 ovo

1/2 chávena de açúcar 50 g

de margarina.

Para o Recheio:

2 chávenas de leite, 1 gema de ovo

50 g de açúcar 1 colher de sopa de

margarina 2 gotas de essência de

baunilha, 2 colheres de sopa bem

cheias de farinha maisena, 600 g

de amoras silvestres.

Modo de Preparação:

Amassa-se todos os ingredientes da massa, grosseiramente, faz-se uma bola que se deixa a descansar alguns minutos.

Com o rolo da massa estende-se e forra-se uma forma de tarte. Leva-se ao forno a 200 graus durante 3 minutos para iniciar a cozedura.

Relativamente ao recheio, leva-se ao lume num tachinho a farinha bem dissolvida no leite com a gema, o açúcar e a margarina, mexendo sempre até engrossar.

Enche-se a massa que entretanto se tirou do forno, com as amoras e cobre-se com este creme. Leva-se novamente ao forno durante 20 minutos a 200 graus.



BOM APETITE!

quinta-feira, abril 15, 2010

EMPADA DE GALINHA COM ERVILHAS

Ingredientes:

Para o Recheio:

1 folha de louro, 1 haste de aipo

1 galinha ( cerca de 800 g)

2 alhos- francês, 300 g de ervilhas

1 cebola, pimenta q. b.

1 colher (sopa) de salsa ou

coentros picados.

Para a Massa:

400 g de farinha integral

3 colheres (sopa) de azeite

3 ovos, 1,5 dl de água fria

ovo batido q. b.

Modo de Preparação:

Prepare o recheio: Leve um tacho ao lume com água e, quando estiver a ferver, junte-lhe o louro e o aipo e deixe ferver novamente. Acrescente a galinha e deixe-a cozer.

Limpe os alhos-francêses, corte-os em rodelas, lave-os e escorra-os.

Retire do tacho a galinha e reserve. Junte ao caldo as ervilhas e as rodelas de alho-francês e deixe cozinhar durante 9 minutos. Depois retire e escorra o excesso de caldo. Quando estiver fria, desosse a galinha e elimine-lhe a pele.

Prepare a massa: deite a farinha em monte sobre a bancada, faça-lhe uma cavidade no centro e deite aí o azeite, 2 ovos e a água. Misture e trabalhe bem a massa até ficar moldável. Aqueça o forno a 180-o C.

Descasque a cebola e pique-a. Junte-lhes as ervilhas, o alho-francês, a galinha desfiada, pimenta moída e os coentros picados e misture bem.

Forre uma forma com metade da massa e disponha sobre ela a mistura da galinha. Cubra com a restante massa de modo que os rebordos fiquem bem fechados, pincele com ovo batido e leve ao forno durante 45 minutos. Sirva a empada quente ou fria.


BOM APETITE!


sábado, abril 10, 2010

TARTE DE PAPAIA E MAÇÃ




Ingredientes:

4 maçãs golden 1 casca de limão

1 dl de água 50 g de açúcar light

1 rolo de massa quebrada de compra

1 papaia madura morangos q. b.

Modo de Preparação:

Descasque as maçãs, corte-as ao meio e retire-lhes as sementes. Corte-as em pedaços, deite-as para um tacho e junte a casca de limão, a água e o açúcar. Tape, leve ao lume e deixe cozinhar até a água evaporar.

Ligue o forno 180 graus. Forre uma tarteira com a massa quebrada e pique o fundo com um garfo.

Descasque a papaia, corte-a ao meio, elimine-lhe as sementes e corte-a em pedaços. Retire a maçã do lume e elimine-lhe a casca do limão. Junte a papaia e reduza tudo a puré.

Recheie a tarte com o puré de fruta, espalhe e leve ao forno durante 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e leve ao frio até ao momento de servir. decorada a gosto,

BOM APETITE!


terça-feira, abril 06, 2010

CHARLOTTE DE MORANGOS

Ingredientes:
500 g de morangos,1 lata de leite
condensado 250 g de palitos de
champanhe 2 pacotes de natas
5 folhas de gelatina, 2 cafés expresso
geleia de morango ou framboesa
(usei amoras silvestres)

Modo de Preparação:
Corte as pontas aos palitos de champanhe de forma a ficarem do mesmo tamanho e forre as laterais e fundo de uma forma amovível embebendo-os levemente no café amargo. Lave e tire os pés dos morangos e coloque-os por cima dos palitos. Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Numa tigela bata as natas em chantily. Noutra tigela disponha o leite condensado, derreta a gelatina no micro-ondas, 30 segundos e misture ao leite condensado, mexendo sempre, envolva esta mistura no chantily e verta por cima dos morangos. Leve ao frigorifico até solidificar. Antes de servir espalhe a geleia por cima e decore com morangos e folhas de menta. Eu decorei com hortelã.
BOM APETITE



segunda-feira, abril 05, 2010

FEIJOADA DE CHOCOS

Ingredientes:

500 g de feijão, 2 cebolas

4 tomates maduros azeite q. b.

4 dentes de alho, 1 raminho de

coentros, 1 dl de vinho branco

1 folha de louro, sal e pimenta q. b.

Modo de Preparação:

Coloque o feijão de molho na véspera.No dia passe o feijão por água e coza-o em água temperada com sal, um pouco de azeite e uma cebola, durante 20 minutos. Limpe os chocos e coza-os por 25 minutos mais ou menos. Escalde 0 tomate, pele e retire as sementes. Pique finamente cebola restante, os alhos, os coentros e o tomate. Refogue tudo um pouco no azeite e refresque com o vinho. Corte os chocos em pedaços adicione ao refogado assim como o feijão e um pouco de caldo do mesmo. Rectifique os temperos, deixe cozinhar mais dez minutos e sirva. Juntei 200 g de camarão descascado.

BOM APETITE!