...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

sexta-feira, janeiro 28, 2011

O Meu Bolo de Chocolate Preferido

Ingredientes:
Bolo
10 Ovos
400g de açúcar ( reduzi para 300g)
250g de Farinha
1 colher (chá) de fermento
175g de margarina
250g de chocolate em barra (culinária)
Recheio:
1 lata de leite condensado
250g de chocolate em barra (culinária)
175g de margarina
Modo de Preparação:
Derrete-se o chocolate em banho-maria, com um pouco de leite.
Bate-se o açúcar com as gemas, a seguir a manteiga derretida e o chocolate derretido, a farinha e o fermento; no fim as claras batidas em castelo.
Coze em forma barrada e polvilhada com pão ralado. De preferência, a forma deve ser muito alta, uma vez que o bolo cresce muito.
Coze mais ou menos em 30 minutos. Para ver se está pronto, utilizar a técnica do palito. Está cozido, quando ao espetar o palito no centro, este vem seco.
Preparação do Recheio e Cobertura:
Derrete-se a margarina e deixa-se arrefecer, depois bate-se um pouco; junta-se o chocolate previamente derretido em banho-maria e no fim o leite condensado.
Bate-se tudo, até apresentar uma consistência homogénea.

Quando o bolo estiver frio, corta-se ao meio e recheia-se com uma porção do creme e com o chocolate restante cobre-se o bolo. Decora-se a gosto.
( Eu também decorei com chocolate granulado e fios de ovos).
BOM APETITE!
Encontrei este bolo Aqui um blogo exlente e com receitas maravilhosas...obrigada ROMÃ!

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Bacalhau Com Crosta do Menino

 Ingredientes
3 postas de bacalhau
2 folhas de louro
2 cebolas
6 dentes de alho
1 dl de azeite
1 ramo de salsa
sal e pimenta
1/2 broa de milho
5 dl de molho bechamel de compra.
Modo de Preparação:
1. Leve ao lume um tacho com água e o louro e ferva, por cinco minutos. Coloque as postas de bacalhau, retire o recipiente do lume e deixe arrefecer o peixe dentro do caldo.


2. Refogue as cebolas e os alhos às fatias no azeite. Junte depois parte da salsa picada e envolva o bacalhau, previamente limpo de peles e espinhas. Tempere com sal e pimenta e reserve. Corte metade da broa às fatias finas, disponha-as num recipiente refractário e deite por cima o preparado de bacalhau.


3. Regue com o molho bechamel e polvilhe com a restante broa esfarelada. Leve ao forno, entre 25 a 30 minutos, a 190º. C, e sirva de seguida decorado a gosto.
BOM APETITE!: TIREI NESTA COZINHA QUE EU MUITO GOSTO OBRIGADA ALEXANDRE.
AQUI!

segunda-feira, janeiro 24, 2011

BOLO DOURADO

Ingredientes:6 ovos 300 g de açúcar amarelo

50 ml de óleo 50 ml de de água

morna 150 g de miolo de noz

200 g de farinha 1 colher de café

de canela em pó 1 colher de

sobremesa de fermento em pó

Para o Creme:50 ml de leite 150 g de açúcar

amarelo 30 g de farinha 2 ovos

2 gemas 1 colher de café de aroma

de baunilha miolo de noz q. b.

Modo de Preparação:Bata bem as gemas com o açúcar amarelo, até obter um preparado cremoso. Adicione o óleo e água.Bata mais um pouco e junte o miolo de noz. Peneire a farinha com o fermento e a canela. Adicione ao preparado de gemas, alternando com as claras batidas em castelo. Verta na forma e leve a meio do forno, a 180 graus por 40 minutos. Retire e deixe arrefecer.Prepare o creme: Ferva o leite. À parte, junte o açúcar amarelo com a farinha, os ovos e as gemas. Verta o leite, aos poucos, e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar.Retire, adicione a baunilha e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.Cubra o bolo com este creme e decore a gosto com as nozes. Fica maravilha.
BOM APETITE!

segunda-feira, janeiro 17, 2011

DOURADA COM MOLHO DE MANGA

Ingredientes:

2 mangas maduras médias

1 malagueta

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola e 2 dentes de alho

1 iogurte natural magro

1 colher de sopa de sumo de limão

sal e pimenta, 1 colher de sopa de

hortelã picada 1 dourada do tamanho

que quiser a minha devia ter 1 kg

umas batatinhas novas

Modo de Preparação:

1. Descasque as mangas e corte-as aos pedaços pequenos. Entretanto, lave a malagueta, abra-a ao meio e elimine-lhe as sementes e a pele branca. Pique-a finamente.

2. Numa frigideira anti aderente, aqueça metade do azeite com a cebola e os alhos finamente picados. Deixe alourar. Junte os pedaços de manga e a malagueta e deixe cozinhar por cinco minutos. De seguida adicione o iogurte, o sumo do limão e tempere com sal e pimenta.

3, Deixe cozinhar por mais cinco minutos, polvilhe com a hortelã e retire do lume. Tempere o peixe com sal, deite tudo num tabuleiro com batatinhas em volta e leve ao forno por 25 minutos a 200 ºC. A decoração é a gosto.

BOM APETITE!

quinta-feira, janeiro 13, 2011

BOLO DE ALFARROBA DO MIGUEL



Ingredientes:
10 ovos
500 gr. açúcar
165 gr. farinha de alfarroba (adquire-se em ervanárias ou nas secções de dietética dos hipermercados)
420 gr. de amêndoa moída (com pele)
420 gr. de doce de gila (dois frascos de 340 gr. tipo inclui a quantidade para o bolo
e para a decoração)
3 colheres de sopa de canela
6,5 colheres de sopa bem cheias de margarina derretida
6,5 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 mandioca média para decoração
mel a gosto
fios de ovos para decoração (opcional), vendem-se frescos em pequenas embalagens de 100 ou 200 gr
Modo de preparação:
Com uma colher de pau, bater ligeiramente os ovos inteiros com o açúcar. Juntar a margarina derretida, as farinhas misturadas (farinha de trigo, farinha de alfarroba, a canela e o fermento em pó) e os restantes ingredientes (a amêndoa e a gila). Do doce (por exemplo de dois frascos de 340 gr.) reserve 1/2 frasco para finalizar na decoração. Envolva suavemente com a colher de pau. Se verificar que a massa está muito consistente, adicione um pouco de leite.
Vai a cozer em forma redonda sem buraco no meio ou em tabuleiro rectângular untados e forrados com papel vegetal. Tempo estimado de cozedura em forno médio 25 a 30 minutos. Picar com um palito até que não venha massa pegada.
Decoração:
Enquanto o bolo coze, descasque a mandioca (adquire-se facilmente nos hipermercados junto às frutas e legumes). Com um descascador de cenouras, faça ripas finas de mais ou menos 8 a 10 cm de comprimento. Frite umas quantas tiras de cada vez em óleo que não esteja muito quente para evitar que fiquem com cor acastanhada. A fritura é rápida e as tiras devem ser retiradas assim que adquiram a consistência de batata frita, com o cuidado de não as deixar ficar acastanhadas (o que dá um desagradável sabor a queimado). Reservar as tiras de mandioca em cima de papel absorvente. Num prato ou travessa dispor as tiras e depois de frias e cobri-las com um fino fio de mel, de forma a que fiquem todas bem impregnadas
.
Montagem do Bolo:
Depois de retirado do forno e já morno, espalhar com uma colher toda a superfície do bolo com o doce de gila que reservou. Vai dar um ar brilhante ao bolo com ligeiros fios de gila a revelarem-se. Disponha generosamente as tiras de mandioca com mel num pequeno monte a partir do centro do bolo. Se tiver, coloque algumas amêndoas com casca no topo à sua volta do bordo. Na travessa disponha pequenos montes de fios de ovos encostados às paredes do bolo. No bolo da foto não usei fios de ovos e coloquei tiras de mandioca à volta.Também não usei fios de ovos.

Se optar por efectuar o bolo em tabuleiro grande rectangular, decore com uma ou duas alfarrobas secas (se as conseguir obter), algumas amêndoas com casca, e utilize as tiras de mandioca deitadas em cima do bolo dispostas em forma de xadrez, a fazer um entrançado.Tirei este bolo nesta cozinha Aqui? QUE É FABULOSA OBRIGADA Miguel PODE NÃO ESTAR TÃO BONITO MAS DE SABOR É BRUTALISSIMO.BOM APETITE!

terça-feira, janeiro 11, 2011

FILHÓS DE CENOURA

Ingredientes:
500g de cenouras(peso descascadas)
500g de açúcar
500g de farinha(eu uso branca de neve tradicional)
5 ovos
1 colher de chá de fermento royal
sumo e raspa de uma laranja
raspa de 1 limão
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar
Modo de Preparação:
Cozo as cenouras com água e sal, uns 30 minutos, escorro-as e deixo arrefecer num passador. num alguidar suficientemente grande, coloco as cenouras e trituro com a varinha mágica, depois junto os restantes ingredientes e continuo a bater tudo com a varinha, até a mistura não apresentar caroços e começar a fazer bolhas.

Mistura-se canela com açúcar.
Coloca-se um prato com papel de cozinha, para as escorrer depois de fritas. Um pirex ou 2 para as colocar depois de polvilhadas.

Colocar uma frigideira funda e larga com bastante óleo e meter a aquecer, mas não muito, têm de ser fritas lentamente(mas também não pode estar frio), se não fritam por fora e ficam cruas por dentro. Pelo mesmo motivo não se pode fazer as filhós muito grandes, eu costumo fazer com meia colher (de sopa) de massa, que vou empurrando para a frigideira com o dedo.
Normalmente estas filhós viram sozinhas, por isso é importante que tenha óleo suficiente e se necessário vai-se acrescentando mais se faltar, mas ás vezes é necessário virá-las. Conforme se vão fritando, retiram-se com uma espumadeira e vão-se colocando no prato com papel de cozinha, depois coloca-se outras a fritar e passam-se as primeiras por açúcar e canela e colocam-se no pirex (claro se houver ajuda de outra pessoa para fazer isso melhor) e vai-se repetindo isso até estarem todas prontas.
BOM APETITE!

quinta-feira, janeiro 06, 2011

TARTE CREMOSA DE FRANGO


Ingredientes:

1 frango 1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

2 dl de vinho branco

1 caldo de carne

1 colher (sopa) de farinha maisena

1 ramo de salsa picada

sal e pimenta q. b.

PARA A MASSA:

400 g de farinha 2 ovos

1 colher (chá) de fermento em pó

100 g de queijo em pó 1 dl de óleo

1 dl de leite 1 pitada de sal

1 ovo batido para pincelar

farinha para polvilhar.

Modo de Preparação:

1. Prepare o recheio: Corte o frango em pedaços e coloque-o num tacho. Descasque a cebola e os alhos, lave-os, corte-os em pedaços e adicione ao frango, juntamente com o louro e o vinho. Tempere com sal e pimenta, tape e leve ao lume até a carne ficar doiradinha.

2. De seguida, retire as peles e os ossos do frango e desfie-o. Retire o louro e leve o molho ao lume. De seguida, adicione o caldo de carne e deixe ferver. Junte depois o frango, a farinha maisena e mexa até ficar cremoso. Adicione a salsa, verifique o sal, retire do lume e deixe arrefecer.

Prepare a massa: Coloque a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade e junte o sal, o fermento, o queijo, os ovos, o óleo e o leite. Misture tudo e trabalhe a massa até ficar lisa. Faça uma bola e coloque a massa dentro de um saco de plástico. Feche-o e leve ao frio durante 30 minutos.

3. Divida a massa em duas partes, estenda uma delas com o rolo em cima da mesa polvilhada com farinha. De seguida, coloque-a numa tarteira e pique o fundo com um garfo. Espalhe o creme do frango e estenda por cima a outra parte da massa. Pincele os bordos com ovo batido e leve ao forno a 180 graus durante 30 minutos. A decoração é a gosto.

BOM APETITE!

segunda-feira, janeiro 03, 2011

POLVO NO FORNO COM BATATA-DOCE


Ingredientes:

1 polvo 2 folhas de louro

1 cebola sal e pimenta

8 dentes de alho 2 dl de azeite

1 kg de batata-doce ramo de

salsa e 1 limão

Modo de Preparação:

1. Leve ao lume uma panela com água, o louro e a cebola inteira. Assim que ferver, deite o polvo e cozinhe, por uma hora.

2. Tempere com sal e pimenta no final e reserve por alguns minutos. Corte o polvo em quatro pedaços, eu não cortei pois o meu era pequeno e disponha num tabuleiro de forno sobre os alhos cortados ao meio.

3. Regue com o azeite e leve a assar por 20 minutos a 220º C. Coza as batatas-doces com a pele, por 30 minutos em água com sal.Pele-as e corte ás rodelas grossas. Disponha as batatas no recipiente de servir, por cima coloque o polvo e salpique tudo com a salsa picada

4. Regue com o azeite do assado e o sumo de meio limão. Decore com rodelas do restante limão.

BOM APETITE!