...NÃO  MOSTRES A DEUS O TEU MAIOR PROBLEMA, MAS MOSTRA AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DE DEUS...

sábado, novembro 30, 2013

PUDIM DE MORANGOS


Ingredientes:
1 l de leite, 2 chávenas de chá de açúcar,1 chávena de coco, 1 chávena
de chá  de farinha maezena  300 g de morangos desfeitos 3  folhas
de gelatina vermelhas  morangos para decorar  
Modo de Preparação:
Num tacho juntar todos os ingredientes. Mexer bem até dissolver. Levar a lume brando e ir mexendo sempre até engrossar. Parar quando começar a soltar bolhas e a largar do fundo do tacho.

 Despeje numa forma de mola ( previamente untada de óleo) e leve ao frigorífico até ficar frio.  Pode triturar os morangos com a varinha mágica. A decoração é a gosto. 
BOM APETITE!

quinta-feira, novembro 28, 2013

UMA DELICIA DE AMORAS



Ingredientes:
6 folhas de gelatina incolor,2 folhas de gelatina vermelhas, 300 g de amoras
140 g de açúcar 400 ml de natas 2 iogurtes naturais 2 claras cerejas para decorar
MOLHO DE AMORAS:
200 g de amoras 150 g de açúcar
Modo de Preparação:
Demolhe separadamente as folhas de gelatina em água fria. Arranje as  amoras triture-as. Junte-lhes 100 g do açúcar e leve-as a lume brando durante três minutos, mexendo. Retire e adicione as folhas de gelatina vermelhas espremidas; deixe arrefecer.

Bata as natas e adicione-lhes os iogurtes. À  parte, bata as claras em castelo. Junte-lhes o restante açúcar, bata mais um pouco e envolva-as no preparado de natas. Retire três colheres, de sopa, deste preparado e junte-lhes as folhas de gelatina incolor bem espremidas. Leve-as a lume brando, até derreterem, e junte-as ao creme de natas.

Divida o preparado em duas partes, sendo uma maior, junte o preparado de amoras já frio à quantidade maior. Passe uma forma redonda por água fria, escorra-a e deite nela metade do creme de amoras. Leve ao congelador até solidificar um pouco. 

Verta o creme de iogurte por cima e leve ao congelador a solidificar. Termine com o restante creme de amoras e reserve no congelador até solidificar. Desenforme sobre um prato e decore com as cerejas.
BOM APETITE!


quarta-feira, novembro 27, 2013

FRANGO DO MELHOR



Ingredientes:
1 frango, 1 cebola grande picada 200 g de tomate 1 pimento verde
azeite q. b., 1 dl de vinho branco, 1 dl de vinho
do Porto, 1 dl de brandy,   uma malagueta das grandes sal  q. b. cebolinho
salsa 1 folha de louro, 3 dentes de alho, 1 pimento laranja
cortado em tiras largas.
Modo de Preparação:
Levam-se a lume brando num tacho largo, o frango em pedaços,  com o azeite, e a cebola, para refogarem lentamente, depois deita o tomate, a salsa, os vinhos o pimento, a malagueta, o louro, os alhos, sem esquecer nada.
 Rectifica de sal. Deixa refogar até ficar tenro. Serve-se imediatamente decorando com cebolinho picado. Eu acompanhei com arroz branco.
BOM APETITE!

segunda-feira, novembro 25, 2013

LOMBO DE PORCO AROMÁTICO



Ingredientes:
1 kg de lombo de porco o meu tinha tinha também parte do osso o que lhe confere 
melhor sabor, 2 cebolas 4 dentes de alho 3 colheres de massa de pimentão 1 raminho
de cheiros salsa tomilho, e alecrim, 2 dl de vinho branco 0,5 dl de azeite 2 malaguetas
mais uma grande para decorar e uma fatias de chouriço batatas que q.b.
Modo de Preparação:
1. Limpe muito bem o lombo de gorduras excessivas, ate-o com um fio de cozinha e reserve, não foi o meu caso visto que mandei no talho fazer cortes.Ligue o forno a  a 190 º C. Corte as cebolas em gomos, pique os dentes de alho.
2. Misture a massa de pimentão com o raminho de cheiros, o vinho, o azeite, sal e pimenta as malaguetas à carne e disponha-a num recipiente refractário . Verta a mistura de temperos que preparou sobre a carne eu barro a carne.
3. Leve ao forno durante 50 minutos dependendo do forno. Frite as batatas em óleo abundante, retire e escorra-as sobre papel absorvente. A 10 minutos do fim do assado, junte-as à carne. Retire e sirva de imediato. Esta carne fica muito melhor assim com osso. Eu também assei as batatas junto à carne.
BOM APETITE! 

sábado, novembro 23, 2013

BOLO DE MAÇÃ COM ESPECIARIAS


Ingredientes:
3 Maçãs Reinetas  3 Ovos 50 gr de Azeite Sumo de Limão qb
300 gr de Farinha integral 180 gr de Açúcar Amarelo
1 pacote de Natas 200 ml 1 colher se sobremesa de fermento em pó
2 colheres de sobremesa de Canela 1 colher de chá de Gengibre  em pó

Modo de Preparação:
Pica-se a maçã ou corta-se em pedacinhos pequenos , rega-se com um pouco de sumo de limão para não oxidar e reserva-se .

   Bate-se o açúcar com os ovos até ficar um creme uniforme e acrescenta-se o azeite e as natas. Bate-se uns minutos até obtermos uma massa leve e vai-se adicionando aos poucos a farinha, o fermento e as especiarias  Quando temos uma massa homogénea junta-se a maçã picada em pedacinhos e envolve-se delicadamente com a ajuda de uma colher de pau.


  Unta-se uma forma com margarina e polvilha-se com farinha, ou então com spray e coloca-se a massa.
   Usei uma forma de 22 com buraco. O bolo não cresce muito mas fica bem fofo. Fonte .aqui

BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 22, 2013

FILHÓS DE CENOURA




Ingredientes:
500 g de cenouras(peso descascadas)
500 g de açúcar
500 g de farinha(eu uso branca de neve tradicional)
5 ovos
1 colher de chá de fermento Royal
sumo e raspa de uma laranja
raspa de 1 limão
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar
Modo de Preparação:
Cozo as cenouras com água e sal, uns 30 minutos, escorro-as e deixo arrefecer num passador. num alguidar suficientemente grande, coloco as cenouras e trituro com a varinha mágica, depois junto os restantes ingredientes e continuo a bater tudo com a varinha, até a mistura não apresentar caroços e começar a fazer bolhas.

Mistura-se canela com açúcar.
Coloca-se um prato com papel de cozinha, para as escorrer depois de fritas. Um pirex ou 2 para as colocar depois de polvilhadas.

Colocar uma frigideira funda e larga com bastante óleo e meter a aquecer, mas não muito, têm de ser fritas lentamente(mas também não pode estar frio), se não fritam por fora e ficam cruas por dentro. Pelo mesmo motivo não se pode fazer as filhós muito grandes, eu costumo fazer com meia colher (de sopa) de massa, que vou empurrando para a frigideira com o dedo.
Normalmente estas filhós viram sozinhas, por isso é importante que tenha óleo suficiente e se necessário vai-se acrescentando mais se faltar, mas ás vezes é necessário virá-las. Conforme se vão fritando, retiram-se com uma espumadeira e vão-se colocando no prato com papel de cozinha, depois coloca-se outras a fritar e passam-se as primeiras por açúcar e canela e colocam-se no pirex( claro se houver ajuda de outra pessoa para fazer isso melhor) e vai-se repetindo isso até estarem todas prontas.
BOM APETITE!

quinta-feira, novembro 21, 2013

QUEQUES COM PASSAS




Ingredientes:
1 tablete de chocolate para uso culinário Nestlé  (200g)
200 g de farinha, 120 g de açúcar amarelo 2 ovos 10
colheres de sopa de leite, 75 g de manteiga amolecida
3 colheres de sopa de cacau em pó Nestlé 1 colher de
chá de fermento em pó manteiga para untar passas q. b.
Modo de Preparação:
1.  Pique o chocolate na picadora até ficar desfeito.

2. Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Bata os ovos com o leite; misture a farinha com o fermento e o cacau.

3. Junte a mistura do leite com os ovos à manteiga; mexa, junte a farinha, o fermento e o cacau, bata bem. Junte o chocolate picado e misture.

4. Divida a massa pelas formas, coloque umas passas  dentro da massa, em cada uma das formas e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e deixe arrefecer. Desenforme e sirva.
BOM APETITE!

quarta-feira, novembro 20, 2013

BACALHAU DA ALZIRA






Ingredientes:
3 postas de bacalhau do lombo 1 folha de louro 1 cebola grande 3 dentes
de alho 1 pimento vermelho 1 pimento verde 0, 5 dl de azeite 1, 200kg de
batatas 40 g de margarina 70 g  de farinha 1 colher (café) de noz-moscada
sal e pimenta q. b. coentros q.b. azeitonas q. b. 6 colheres de sopa de 
maionese óleo para fritar.
Modo de Preparação:
1. Demolhe atempadamente o bacalhau. No dia leve-o a cozer com uma folha de louro, escorra e deixe arrefecer.

2. Depois lasque retirando peles e espinhas. Passe o caldo pelo passador de rede e reserve 7 dl.

3. Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em meias-luas e pique os alhos.Lave os pimentos, corte-os ao meio, retire-lhes as pevides e peles brancas e corte-os em tiras finas. Leve uma frigideira ao lume com o azeite , deixe aquecer, adicione a cebola, os alhos e os pimentos e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando, até que fique macio. Retire do lume e reserve.

4.Descasque e lave as batatas, corte-as em palitos finos, frite-os em óleo e coloque a escorrer sobre papel absorvente.Derreta a margarina num tacho e junte a farinha, aos poucos e mexendo bem até ficar acastanhado. Acrescente o caldo  de bacalhau que reservou aos poucos e mexendo continuamente até engrossar, retire do lume e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

5.Numa tigela, deite o bacalhau, a mistura dos pimentos e as batatas fritas, regue com o molho anterior e um pouco de coentros picados, envolva e rectifique os temperos. Deite para um pirex e barre com a maionese. Leve ao forno pré-aquecido a 220º C até alourar. Sirva com coentros picados e azeitonas.
BOM APETITE!

terça-feira, novembro 19, 2013

BROAS DE BATATA DOCE



Ingredientes:
1 Kg de batata-doce 35 g de manteiga
 300 g de açúcar 1 ovo 1 colher  de chá de erva-doce
1 colher de chá de canela 
0,5 Kg de farinha de milho
Modo de Preparação:
Cozem-se as batatas doces com casca em água com umas pedrinhas de sal. Descascam-se e desfazem-se com um garfo.
Coloca-se o polme numa  tigela, junta-se a manteiga derretida, o ovo, o açúcar, a canela e a erva-doce. Mistura-se bem e junta-se a farinha de milho, até tender.
A massa descansa, coberta com um pano, cerca de 4 horas.
Formam-se broas, que se douram com gema de ovo e vão ao forno a 200º, cerca de 15m.  Fonte aqui. Uma cozinha de grande referência...visitem não se vão arrepender.

BOM APETITE! 

segunda-feira, novembro 18, 2013

BOLO DE ANANÁS



Ingredientes:
200 g de açúcar, 1 lata de ananás, cerejas
cristalizadas, 6 ovos, 250 g de açúcar, 125 g
de manteiga amolecida, raspa de um limão
250 g de farinha, 2 colheres de fermento em pó
Modo de Preparação:

Unta-se uma forma redonda com manteiga e no fundo coloca as 250 g de açúcar espalhado pelo fundo da forma(sem buraco). Por cima do açúcar dispõem-se as rodelas de ananás e no centro de cada rodela coloca uma cereja e rega-se com o sumo da lata de ananás.

Massa: bata as gemas com 200 g de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado, adicione a manteiga derretida e bata bem, junte a farinha c/o fermento e por fim as claras em castelo. coloca a raspa do limão e o ananás partido em pedacinhos pequeninos. Deita-se o preparado na forma e vai ao forno ate cozer muito bem.

BOM APETITE!

sábado, novembro 16, 2013

PAVLOVA



Ingredientes:
6 claras
1 pitada de sal 
400 g de açúcar
1 colher de sopa de Maizena
1 colher de sopa de Vinagre
1 colher de café de essência de baunilha (ou 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado)
natas batidas 
sumo limão
Frutos para decorar
Modo de Preparação:
Bater as claras com uma pitada de sal até ficar firme. Depois, adicionar pouco a pouco o açúcar e continuar a bater. A mistura tem de ficar tão bem batida que, se virar a taça não caia ...
Adicionar a Maizena, o vinagre e a baunilha. Continuar a bater. Bater muito, muito bem.
Colocar papel vegetal num tabuleiro de forno. Marcar uma roda (forma ) com o tamanho pretendido. Colocar ai o merengue, alisar e levar ao forno durante 10 minutos a 140ºC e depois 2 horas a 100ºC. Não abrir o forno durante este tempo (ao contrario dos suspiros que é cozido com a porta do forno aberto )
Desligar o forno e deixar a pavlova arrefecer lá dentro, até ficar mesmo fria
Na altura de servir bater 400 ml de natas com 5 colheres de açúcar e acrescentar o sumo de limão. Colocar as natas batidas em chantilly em cima da Pavlova. Decorar com frutas a gosto  morangos, kiwis, era o que tinha na altura.
BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 15, 2013

SUFLÉ DE BACALHAU



Ingredientes:
2 postas de bacalhau demolhadas 1 cebola 4 dentes de alho 1 alho francês
1 dl de azeite 2 dl de natas sal e pimenta noz- moscada, e 4 ovos.
Modo de Preparação:
1. Leve o bacalhau a cozer em água fervente durante cerca de cinco minutos. Deixe arrefecer dentro do caldo e desfie.

2. Refogue a cebola, os alhos e o alho francês aos pedaços no azeite. Junte o bacalhau e as natas e deixe ferver até  ficar cremoso.

3. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Junte as gemas fora do lume e envolva as claras batidas em castelo.

4. Verta dentro de uma forma refractária e leve ao forno por 30 35 minutos a 200º C. Quando estiver pronto, retire e sirva de seguida.
BOM APETITE!


quinta-feira, novembro 14, 2013

MARMELADA


Ingredientes:
2  quilos  de marmelos, 1 quilo  de açúcar amarelo 5 colheres de sopa de água 1 pau 
de canela
Preparação:
Lave muito bem os marmelos . Corte-os depois em quartos e retire-lhes o caroço  Não os descasque.
Pese os marmelos, e por cada quilo junte 500 g  de açúcar 5 colheres de sopa de água.


Coloque tudo na panela de  pressão e feche-a bem. Leve ao lume e assim que levantar fervura  e começar a deitar vapor deixe cozinhar 20 minutos. Apague o lume e deixe a panela perder a pressão antes de a abrir. 


Passe depois tudo com a varinha mágica e coloque depois a marmelada em taças para secar. Ao fim de alguns dias embebe com um  pouco de aguardente  cobrindo de seguida com papel vegetal. Guarde num local fresco.
BOM APETITE!



segunda-feira, novembro 11, 2013

SOBREMESA DE PESSÊGO COM GELATINA




Ingredientes:

2 pacotes gelatina de pêssego 1 lata de pêssego em metades
1 lata leite condensado  2 pacote de natas 2 folhas de gelatina
modo de preparação:

Prepare um pacote de gelatina conforme as instruções da embalagem. Deixe arrefecer um pouco e coloque na forma. Abra a lata de pêssego e coloque as metades, com a parte do caroço viradas para cima  na forma da gelatina. Leve ao frio até solidificar. Coloque as folhas de gelatina a demolhar.


Entretanto, leve ao lume o liquido da lata do pêssego, e dissolva aí o outro pacote de gelatina. Junte as folhas que estiveram de molho, e mexa até dissolver. Bata as natas, até ficarem bem espessas, junte o leite condensado e bata mais um pouco.

 Adicione a mistura de gelatina e envolva bem. Quando a gelatina com os pêssegos estiver solidificada, deite na forma o creme de natas e leite condensado. Leve ao frio cerca de 3 horas eu deixei de um dia para o outro. Para desenformar, passe a forma por água quente.
BOM APETITE!

sexta-feira, novembro 08, 2013

PEIXE FRITO ACOMPANHADO COM ARROZ DE TOMATE

 

Ingredientes:
1 cebola, 2 dentes de alho 0 dl de azeite, 1 folha de louro
300 g de arroz, 3 tomates maduros 6 dl de água sal e salsa q. b.
Modo de Preparação:
1. Pique a cebola e o alho e refogue no azeite, acrescente o louro e o arroz e deixe fritar, mexendo sempre. Adicione o tomate, previamente pelado e picado, e deixe apurar.


2. Regue o preparado anterior com a água a ferver e tempere com sal; tape e deixe cozinhar, em lume brando durante 12 minutos. Sirva decorado com salsa e acompanhe com o peixe frito. 
BOM APETITE!

quarta-feira, novembro 06, 2013

CORVINA ASSADO NO FORNO


Ingredientes:
1 corvina 1 cebola grande  picada 1 ramo de salsa picada 3 dentes de alho
picados uma colher de sopa de manteiga e colher de sopa de azeite, 3 colheres
de sopa de vinho branco 1 colher de sobremesa de colorau tomates q. b. sal
e pimenta q. b. batatas aos quartos q. b.
Modo de Preparação:
Coloque o peixe num tabuleiro, pique a cebola, salsa e alho. Polvilhe com pimenta coloque,o tomate partido em rodelas. Regue com o azeite. No fundo do tabuleiro deite o vinho. Desfaça o colorau e a banha em pedacinhos a manteiga. Asse em lume brando, regando-o, com o molho. A meio da assadura, rodeie o peixe com batatas cozidas em quartos. Depois de assado, retire e escorra o molho para um tacho. Junte a colher de de farinha desfeita em água e leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar e cozer a farinha. Retire e adicione um bocadinho de manteiga e um fio de sumo de limão. Deite sobre o peixe e sirva de imediato.

BOM APETITE!

terça-feira, novembro 05, 2013

ENTRECOSTO COM LARANJA


Ingredientes:
1 kg de entrecosto sal pimenta 2 colheres
de sopa de massa de pimentão um ramo
de salsa 2 laranjas 2 cebolas 6 dentes de
alho com casca um pouco de tomilho 1 dl
vinho branco 1 dl de azeite batatas q. b.
Modo de Preparação:

Dê alguns golpes no entrecosto, separando os ossos sem os despegar. Tempere com sal e pimenta.

 Barre a carne com a massa do pimentão, adicione parte da salsa e regue com o sumo de uma laranja.

 Reserve durante duas horas. Corte as cebolas ás rodelas e espalhe no fundo de um recipiente.

 Coloque a carne por cima, juntamente com os alhos esmagados e um pouco de tomilho. Disponha as batatas aos quartos em volta da carne.

 Tempere-as com sal e regue tudo com o vinho e o azeite. Leve ao forno a 200 graus  cerca de 45 minutos. Decore com rodelas da outra laranja.
BOM APATITE!



sábado, novembro 02, 2013

MAIS UNS PEIXES


ESTES FORAM DO PASSADO DOMINGO É QUE AGORA JÁ TENHO MAIS UM PESCADOR  OBRIGADA FILHOTE AMANHÃ JÁ DEVEM VIR MAIS UNS!

sexta-feira, novembro 01, 2013

UMA DELICIA DE MORANGOS


Ingredientes:
6 folhas de gelatina incolor,2 folhas de gelatina vermelhas, 300 g de morangos
140 g de açúcar 400 ml de natas 2 iogurtes naturais 2 claras morangos para decorar
MOLHO DE MORANGO:
200 g de morangos 150 g de açúcar
Modo de Preparação:
Demolhe separadamente as folhas de gelatina em água fria. Arranje os morangos triture-os. Junte-lhes 100 g do açúcar e leve-os a lume brando durante três minutos, mexendo. Retire e adicione as folhas de gelatina vermelhas espremidas; deixe arrefecer.

Bata as natas e adicione-lhes os iogurtes. Á parte, bata as claras em castelo. Junte-lhes o restante açúcar, bata mais um pouco e envolva-as no preparado de natas. Retire três colheres, de sopa, deste preparado e junte-lhes as folhas de gelatina incolor bem espremidas. Leve-as a lume brando, até derreterem, e junte-as ao creme de natas.

Divida o preparado em duas partes, sendo uma maior, junte o preparado de morango já frio à quantidade maior. Passe uma forma redonda por água fria, escorra-a e deite nela metade do creme de morango. Leve ao congelador até solidificar um pouco. 

Verta o creme de iogurte por cima e leve ao congelador a solidificar. Termine com o restante creme de morango e reserve no congelador até solidificar. Desenforme sobre um prato e decore com morangos cortados ao meio.
Prepare o molho de morangos: Lave, arranje e triture os morangos. Junte o açúcar e leve a lume brando, mexendo ocasionalmente até obter ponto-fio. Deixe arrefecer. Verta sobre a delicia e sirva-a fresca.
BOM APETITE!